O que é um Aneurisma Carótido?

Um aneurisma é uma dilatação do vaso sanguíneo, onde a artéria ou veia aumenta para um tamanho anormal. A aorta é a principal artéria do corpo, mede cerca de 1,5-2cm de diâmetro em um adulto.

Quando o diâmetro de um vaso aumenta mais do que 50% do seu valor normal chamamos isso de aneurisma, dilatações inferiores a 50% são chamadas de ectasia. O aneurismas de aorta podem acometer a porção torácica, porção abdominal ou as duas juntas. Na aorta abdominal aneurismas com diâmetros entre 3 e 5 cm devem ser acompanhados com exames de imagem anuais. Indicamos a correção dos aneurismas de aorta com diâmetro superior a 5 cm na aorta abdominal e 6 cm na aorta torácica. O grande risco dos aneurismas de aorta é a rotura.

Quem tem risco de ter um aneurisma da aorta?

Os principais fatores de risco para a formação dos aneurismas são tabagismo, obesidade, sexo masculino, colesterol alto, hipertensão arterial, idade e história familiar. Pacientes com irmãos e familiares com aneurisma devem procurar um cirurgião vascular para investigação. Aneurismas podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, porém o mais frequente é o aneurisma da aorta que atinge 5 % dos homens acima dos 55 anos. As artérias poplíteas (atrás dos joelhos), femorais e intracranianas são outros sítios comumente acometidos. Em geral, estas dilatações são silenciosas e assintomáticas, e o diagnóstico costuma ocorrer através de exames de ultra-som e tomografia.

Quais são os sintomas de um aneurisma da aorta?

Geralmente o aneurisma não tem sintomas e esta ausência torna a doença extremamente perigosa, principalmente nos casos em que o diagnóstico se dá após a ruptura do aneurisma. Nesses casos, a ruptura do aneurisma da aorta tem um risco de mortalidade de 80 a 90%. A chance de ruptura está diretamente relacionada com o diâmetro do aneurisma, sendo mais frequente nos aneurismas de maior diâmetro. Portanto é essencial o diagnóstico e o tratamento precoce destes pacientes.

Um aneurisma geralmente cresce lentamente, cerca de 1 a 2mm por ano. Uma vez que atinge um certo diâmetro, o risco de ruptura (estourar) torna-se muito alto e é necessária uma cirurgia para consertá-lo. Um aneurisma geralmente é classificado como cirúrgico quando atinge 5 cm de diâmetro. É importante deixar claro que a medida diretamente relacionada ao risco de rotura de um aneurisma é o diâmetro, medidas de comprimento e extensão não tem relação com o risco de rompimento.

Três quartos dos aneurismas da aorta ocorrem no abdômen (abaixo dos rins) e esse tipo é relativamente comum,afetando cerca de 2,5 por cento dos homens com mais de 65 anos. A rotura do aneurisma é uma situação de emergência que requer cirurgia o mais rápido possível para reparar Aorta. Uma ruptura pode nunca ocorrer, mas se isso acontecer, é fatal em 80 % a 90% dos casos. Os aneurismas da aorta rotos são a causa de 1 em 50 óbitos em pessoas acima de 65 anos.

Os sintomas que indicam a rotura do aneurisma são dor súbita no abdômen ou nas costas, pele úmida ou suada, aumento da frequência cardíaca, e choque ou perda de consciência.

Como fazemos o diagnóstico de um aneurisma da aorta?

Na maioria dos casos os aneurismas são diagnosticados de forma incidental em exames de rotina como ultrassom e tomografias.  Quando detectado, a pessoa será monitorada regularmente até que o aneurisma alcance um tamanho que indique que a cirurgia será necessária. Os melhores exames para avaliar e programar a correção do aneurisma são a angiorressonância  e angiotomografia.

Devemos rastrear homens com mais do que 65 anos já que estes são seis vezes mais propensos do que as mulheres . Está indicado a pesquisa de aneurisma de aorta através de exames de ultrassom de abdome para estes pacientes. Homens ou mulheres com menos de 65 anos que tenham um parente próximo (pai ou irmão) que tenham ou tiverem um aneurisma de aorta também devem ser avaliados com ultrassom.

Como podemos tratar um aneurisma de aorta?

Todos os pacientes com diagnóstico de aneurisma devem tratar os fatores de risco associados. Portanto, é essencial parar de fumar e controlar a pressão arterial com dieta e medicações. Além disso, pacientes com aorta com diâmetro acima de 3 cm devem consultar um cirurgião vascular e serem submetidos a um ultrassom doppler de aorta a cada 6 a 12 meses para acompanhar o crescimento do aneurisma. Estas medidas visam evitar o crescimento acelerado do aneurisma mas não são suficientes para impedir a dilatação.

Pacientes com aneurismas de aorta abdominal com diâmetro superior a 5 cm ou aorta toracoabdominal ou torácica superior a 6 cm tem indicação de cirurgia. . O tratamento cirúrgico tem o objetivo de excluir e substituir o segmento dilatado por uma prótese de material sintético. Atualmente, duas técnicas são utilizadas para a correção dos aneurismas: cirurgia convencional (cirurgia aberta) e a técnica endovascular.

Técnica Convencional

A técnica convencional é realizada através de uma incisão abdominal extensa, exposição do aneurisma, interrupção da circulação e substituição por prótese sintética suturada manualmente. Esta técnica está indicada para todos os casos em que a correção endovascular do aneurisma não é possível devido a uma conformação anatômica desfavorável. Com o advento de próteses endovasculares cada vez mais modernas a cirurgia convencional é indicada na minoria dos pacientes. A necessidade de laparotomia (abertura da cavidade abdominal) aumenta muito o trauma cirúrgico e os riscos de complicações pulmonares, cardíacas e da ferida operatória.

Técnica Endovascular

A técnica endovascular consiste no implante da endoprótese (prótese sintética) no segmento dilatado através de uma pequena incisão ou mesmo punção na virilha. Esta é uma técnica moderna, realizada pela primeira vez em 1991, mas extremamente segura e com inúmeras vantagens durante a recuperação cirúrgica, principalmente no primeiro mês do pós operatório.