Tratamento da Obstrução Arterial através da Angioplastia Arterial

Obstrução Arterial

As artérias são responsáveis por conduzir o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo. A doença arterial obstrutiva consiste no estreitamento ou oclusão das artérias impedindo o fluxo sanguíneo adequado para os tecidos e consequentemente isquemia e morte celular.A obstrução arterial pode ocorrer em qualquer artéria do corpo, coronárias, aorta, membros inferiores, entre outras, e os sintomas variam de acordo com o território acometido. A obstrução coronariana leva ao infarto agudo do miocárdio enquanto as obstruções das artérias da perna podem levar a gangrena e perda do membro.O principal fator responsável para a doença arterial obstrutiva é a aterosclerose, que consiste na formação de placas de ateroma no interior das artérias geradas por um processo inflamatório crônico. A placa de ateroma é constituída de tecido gorduroso, cálcio e células fibrosas, que se depositam lentamente levando ao estreitamento progressivo e em alguns casos oclusão completa da artéria.

Fatores de Risco

Os fatores de risco associados à aterosclerose são diabetes, tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo e hereditariedade. A obstrução arterial crônica dos membros inferiores é perigosa pois tem evolução lenta e apresenta sintomas apenas nos estágios mais avançados.

Sintomas

O sintoma inicial é a claudicação intermitente, quadro de dor nas panturrilhas de forte intensidade desencadeado pelo o exercício (caminhada) e aliviada após alguns minutos em repouso. Nos estágios mais avançados podem surgir atrofia muscular, necrose, gangrena e necessidade de amputação do membro em torno de 5% dos pacientes.

Diagnóstico

O diagnóstico baseia-se na história clinica, exame físico (ausência de pulsos, atrofia muscular, necroses, redução dos pelos), Ecodoppler, angiotomografia, ressonância nuclear magnética e arteriografia. Após confirmar o diagnóstico, cabe ao médico avaliar a extensão e localização das obstruções para decidir a melhor técnica de tratamento.

Atendemos Particular e Convênios

Preencha o formulário abaixo para saber mais sobre preços, convênios agenda das consultas.

Ligar agora