Pé Diabético

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer suas funções.

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e sua disfunção provoca dificuldade na metabolização da glicose e elevação dos níveis de glicemia (hiperglicemia). As complicações do diabetes estão relacionadas a longos períodos de hiperglicemia em pacientes sem tratamento adequado. Os locais mais acometidos são os rins (nefropatia diabética), a retina (retinopatia diabética), as artérias (aterosclerose), os nervos (neuropatia diabética) e o pé.

Pé Diabético

O termo pé diabético se refere a um conjunto de alterações anatomopatológicas que ocorrem nos pés de pessoas acometidas pelo diabetes. Entre as alterações podemos citar o dano neurológico aos nervos (neuropatia diabética) que provoca a pele seca, atrofia muscular, e perda de sensibilidade cutânea. A aterosclerose está associada ao diabetes e provoca a obstrução arterial e comprometimento do fluxo sanguíneo para o pé. Outra alteração provocada pela hiperglicemia é a incapacidade de migração das células de defesa através dos capilares que favorece o surgimento de infecções. A associação da neuropatia com a aterosclerose e à baixa resistência às infecções tornam o pé do diabético um local extremamente vulnerável à formação de feridas de difícil cicatrização e graves infecções que podem levar à perda do membro.

Medidas para evitar o Pé Diabético

1- Controle rigoroso da glicemia , não fumar e controlar o peso
2- Examinar os pés diariamente a procura de pequenas feridas ou micoses, indolores devido à neuropatia, que podem ser porta de entrada para grave infecções
3- Nunca lavar os pés com água quente ou usar bolsas de água quente pois há possibilidade de queimaduras graves que devido à perda de sensibilidade passam desapercebidas
4- Cuidado para cortar ás unhas, cutículas e lixar calos, procure um profissional especializado
5- Evite andar sem calçado na praia devido ao risco de queimadura na areia quente
6- Evite andar descalço
7- Utilize sapatos adequados (fechados, com couro macio, confortáveis e nunca apertados)
8- Qualquer ferimento do pé deve ser examinado pelo médico o mais rápido possível

Atendemos Particular e Convênios

Preencha o formulário abaixo para saber mais sobre preços, convênios agenda das consultas.

Ligar agora