Existem diversas causas associadas ao surgimento de feridas e úlceras nas pernas em boa parte delas a circulação está envolvida.
Obstrução na circulação arterial, venosa é linfática podem ocasionar gangrena, edema e feridas crônicas nas pernas.
As úlceras varicosas estão entre as feridas mais comuns dos membros inferiores. Elas acontecem pois o refluxo e/ou obstrução na circulação venosa levam a hipertensão venosa crônica (Não é a mesma coisa de hipertensão arterial), ao edema dos membros inferiores, inflamação e escurecimento da pele por acúmulo de fatores inflamatórios e pigmentos ricos em ferro que extravasam da circulação sob pressão excessiva. A inflamação crônica da pele leva a perda de elasticidade, escurecimento da pele, fragilidade e por fim surge a úlcera. O edema contribui para que a ferida não feche e aumente com o tempo. O tratamento das úlceras varicosas é feito com curativos compressivos e tratamento das varizes com cirurgia ou espuma. .
É importante diferenciar as úlceras venosas das úlceras arteriais. Estas últimas ocorrem por obstrução do fluxo arterial que é rico em oxigênio. Sem oxigênio os tecidos morrem em poucas horas. Por este motivo as obstruções arteriais causam necrose e gangrena com alto risco de amputação do membro se não tratada rapidamente. Curativos compreensivos usados nas úlceras venosas são prejudiciais. O importante é restaurar o fluxo arterial o mais breve possível.
Outra causa importante de feridas são as lesões diabéticas. Está doença promove alterações deletérias em diversos sistemas e órgãos do corpo. Reduz a capacidade de resposta as infecções por diminuir a migração de leucócitos, causa obstrução de artérias em todo o corpo reduzindo a oxigenação dos tecidos, causa dano aos nervos periféricos diminuindo muito a sensibilidade e favorecendo machucados que terão grande dificuldade em cicatrizar e serão uma porta aberta para infecções graves. Por este motivo os pacientes diabéticos devem ser acompanhados por cirurgiões vasculares rotineiramente.
Médico Responsável: Dr Manoel Augusto Lobato CRM: 112088 – CNPJ: 18.384.467/0001-48
A clínica do Dr. Manoel Augusto Lobato foi planejada para proporcionar conforto e qualidade no atendimento aos pacientes. Atendemos Consultas, Exames e Procedimentos para o tratamento de doenças vasculares.
Whatsapp: (11) 9.8161-4443
Telefone: (11) 3168-0609
Endereço: Av. República do Líbano, 577 – Jardim Paulista, São Paulo.
Todos os direitos reservados. Copyright 2022. Desenvolvido com ❤️ por Agência Multifocal.