Uma das queixas mais comuns referidas pelos pacientes que procuram o cirurgião vascular é o formigamento nos membros inferiores. O termo médico para o formigamento é parestesia. Existe a crença de que este sintoma esteja associado a distúrbios circulatórios e problemas vasculares. Entretanto, na maioria dos casos o formigamento dos membros inferiores não tem origem em distúrbios da circulação. O formigamento é um sintoma associado aos distúrbios neurológicos, mais precisamente dos nervos. Permanecer sentado sobre superfícies duras, sentar sobre as pernas ou com elas cruzadas, ficar com braços estendidos acima da cabeça por um período mais prolongado pode desencadear o sintoma. Isso ocorre pois nessas situações há compressão dos nervos ou bloqueio transitório do fluxo sanguíneo. No momento em que a compressão acaba o sintoma começa a melhorar e após alguns minutos ele cessa. Esses casos de dormência e formigamento desencadeados por determinada postura ou posição dos membros são normais e não sugerem doença ou problema de saúde.

Em muitos casos, no entanto, o formigamento nas mãos, pés ou ambos pode ser patológico. Pode ser acompanhado de outros sintomas como dor, coceira, e perda de força muscular. Nesses casos, o formigamento pode ser um sinal de lesão nervosa, que pode ser resultado de lesões traumáticas ou lesões por estresse repetitivo, infecções bacterianas ou virais, exposição a substâncias tóxicas e doenças sistêmicas como diabetes.

Existem doenças que prejudicam o funcionamento dos nervos e geram formigamento, e nesses casos o sintoma costuma ser persistente. O mal funcionamento dos nervos causado por estas doenças é chamado de neuropatia periférica. A neuropatia periférica causada pelo diabetes é a mais comum e vem acompanhada de perda da sensibilidade dos pés. A deficiência de vitamina B12, Acidente vascular Cerebral ou derrame, hérnias de disco, síndrome do túnel do carpo, esclerose múltipla e compressão do nervo ciático também são causas comuns de formigamento nas pernas e braços. Existem mais de 100 tipos diferentes de neuropatia periférica.

Para que um problema circulatório provoque formigamento nas pernas é necessário que o fluxo de sangue arterial e a quantidade de oxigênio que chega aos nervos esteja muito reduzida, alterando o seu funcionamento. Isso ocorre nas obstruções arteriais agudas, condição grave e associada a palidez súbita da pele, fortes dores e frialdade do membro.

As varizes dos membros inferiores estão associadas à sensação de peso, queimação, edema e cansaço das pernas, mas alguns pacientes podem relatar a presença de dormência e formigamento, embora esta queixa seja mais rara.

É importante estar atento aos sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar um médico com urgência. Sensação de dormência, perda de força e formigamento após um trauma craniano, cervical ou de coluna torácica e lombar podem indicar lesão na coluna e compressão da medula, nesses casos a avaliação médica deve ser imediata. Dormência associada à perda de consciência, confusão mental, visão turma ou dupla também são sinais de alerta e indicam a necessidade de avaliação com urgência.

Como fazer o diagnóstico da causa do formigamento?

É muito importante uma história detalhada desde antes do início dos sintomas. Devem ser relatados todos os sintomas, mesmo que não pareçam correlacionados, bem como quaisquer comorbidades previamente diagnosticadas. Traumas, ferimentos, infecções ou vacinas recentes (particularmente uma vacina contra a gripe) devem ser relatados. Seu médico também precisará conhecer os medicamentos e suplementos que você está tomando.

Dependendo dos achados de um exame físico, seu médico pode solicitar testes adicionais. Estes podem incluir exames de sangue, dosagem de eletrólitos, testes de função da tireoide, triagem toxicológica, estudos de condução nervosa, RNM de crânio e coluna, e análise do Liquor.

Testes de imagem – como raios-X, angiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom da área afetada – também podem ajudar seu médico a chegar a um diagnóstico.

Quais são as opções de tratamento para o formigamento dos membros?

Devido às causas variadas de formigamento, seu tratamento dependerá do diagnóstico encontrado na investigação clínica.

Quais são as complicações associadas ao formigamento e dormência de regiões do corpo?

Se você está tendo dormência e formigamento, você também pode ter diminuição da sensibilidade a dor, tato e calor nas áreas afetadas. Isso significa que você pode tocar em algo sem perceber que está quente o suficiente para queimar sua pele. Além disso, um objeto afiado pode cortar sua pele sem que você perceba. Certifique-se de tomar precauções para se proteger contra queimaduras e outras lesões acidentais.