Aneurisma é o termo usado para descrever as dilatações nas veias e artérias do corpo. A principal causa desta doença é a fraqueza e a perda da elasticidade da parede das artérias. Os principais fatores de risco associados são tabagismo, colesterol alto, hipertensão arterial, idade e história familiar. Podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, porém o mais frequente é o aneurisma da aorta que atinge 5 % dos homens acima dos 55 anos. As artérias poplíteas (atrás dos joelhos), femorais, renais, esplênicas, hepáticas, e intracranianas (aneurisma cerebral) são outros sítios comumente acometidos. Em geral, estas dilatações são silenciosas e assintomáticas, e o diagnóstico costuma ocorrer através de exames de ultra-som e tomografia.
Os aneurismas periféricos são geralmente assintomáticos e evoluem de forma diferente de acordo com sua localização. A ausência de sintomas torna a doença extremamente perigosa, principalmente nos casos em que o diagnóstico se dá após a obstrução ou rupturado aneurisma. O aneurisma da artéria poplítea costuma ser assintomático e raramente rompe, em geral evolue com microembolizações e obstrução progressiva das artérias da perna e obstrução de todo aneurisma na fase final. Quando o aneurisma poplíteo rompe o risco de perda do membro é de 70%, por isso é essencial o diagnóstico e tratamento precoce.
Os aneurismas viscerais (esplênicos, renais, hepaticos, entre outros) e os cerebrais tem crescimento progressivo, costumam romper e a chance de ruptura é maior nos aneurismas de maior diâmetro. Portanto é essencial o diagnóstico e o tratamento precoce destes pacientes.
O tratamento dos aneurismas periféricos varia de acordo com a sua localização. O tratamento convencional por cirurgia aberta pode ser utilizado para todos os aneurismas periféricos, porém tem sido menos empregado devido ao surgimento das técnicas endovasculares. Estes aneurismas podem ser tratados com a colocação de stent revestido, embolização com molas, e embolização com molas e colocação de stent.
Correção Endovascular de Aneurisma com Stent e Molas – https://youtu.be/ieAHZewNhVA
Correção Endovascular da Artéria Poplitea com Stent Revestido – https://youtu.be/aVfzrxA1H0g
Correção Endovascular de Aneurisma da Artéria Esplêmica – https://youtu.be/OAQm9jZepvY