Por que devemos tratar as varizes? Se eu não tratar corro algum risco?

É importante dizer que as varizes são uma doença benigna e na maioria das vezes seu tratamento não é obrigatório. A maior parte dos pacientes não vai evoluir para os estágios mais avançados da doença, e apenas 5% dos pacientes irão desenvolver úlceras varicosas

Devemos ficar atentos em sinais e sintomas específicos que indicam um maior risco de complicações.

  1. Varizes de grosso calibre: Pacientes que apresentam varizes muito calibrosas tem um risco aumentado de ter tromboses superficiais, apresentar edema e inflamações de pele que podem culminar no surgimento de ulceras de pele.
  2. Edema: Pacientes que apresentam edema dos membros inferiores associados a varizes de grosso calibre tem maior risco de inflamação de pele e formação de ulceras
  3. Escurecimento da pele ao redor do tornozelo: Estas manchas são chamadas de dermatite ocre e são sinais de inflamação crônica da pele por hipertensão venosa crônica causada pelas varizes. O risco de úlcera varicosa é alto nestes pacientes.
  4. Insuficiência completa e dilatação da veia safena magna no doppler: Este achado de exame indica um risco aumentado para o surgimento de edema, inflamação de pele, tromboses superficiais e úlceras varicosas.

Pacientes com estes sinais de alerta devem procurar brevemente um cirurgião vascular e buscar orientações e tratamento.
Pacientes sem os sintomas acima, mas que apresentem dor e sensação de peso nas pernas podem optar pelo tratamento clínico com meias elásticas, medicação oral e tópica, e nos casos refratários cirurgia ou escleroterapia. Quando a queixa é apenas estética a decisão de tratar as varizes é do paciente.

As principais opções terapêuticas para as varizes são: escleroterapia, Laser transdérmico, cirurgia ambulatorial (microvarizes com anestesia local), cirurgia convencional (com ou sem safenectomia), ESPUMA ecoguiada, e a cirurgia endovenosa (laser ou radiofrequência), todas estas técnicas podem ser associadas no tratamento de um mesmo paciente.

http://lobatocirurgiavascular.com.br/tratamentos-e-doencas/varizes/
#varizes#vasinhos#estetica#cirurgiaestetica#fleboestetica #saude

 

Veja mais posts como este em http://lobatocirurgiavascular.com.br/blog/