A palavra Check-up significa exame médico minucioso que inclui exame físico, exames laboratoriais e radiológicos, com finalidade de prevenção e diagnóstico precoce.

Com o objetivo de alertar a população sobre doenças vasculares que não apresentam sintomas e diagnosticá-las precocemente, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lançou o Check-up Vascular – programa que incentiva a população a fazer exames anuais de prevenção.

As doenças vasculares estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. Aterosclerose, obstrução coronária, estenose de carótidas, diabetes e suas complicações são condições graves e frequentes que podem ser diagnosticadas e tratadas precocemente prevenindo o óbito.

Agendar uma consulta com o cirurgião vascular é importante para diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Saiba o que é e como prevenir cada uma das seguintes doenças vasculares:

Acidente Vascular Cerebral (“derrame”)

É a segunda causa mais frequente de morte no mundo. Está associada diretamente com pressão alta, diabetes, colesterol alto e tabagismo. Acontece pela estenose das artérias carótidas ou por obstrução ou rotura de pequenos vasos intracranianos.

Prevenção: é preciso evitar os fatores de risco para a doença que são: hipertensão, tabagismo, colesterol alto e diabetes. O diagnóstico precoce da estenose das artérias carótidas permite o tratamento pelo cirurgião vascular evitando o AVC.

Pé Diabético

A diabetes causa um excesso de glicose no sangue e está condição provoca lesões de diversos órgãos do corpo. Os nervos periféricos são  uma das primeiras estruturas afetadas e seu acometimento causa a perda da sensibilidade dos pés, formigamentos, queimação, enfraquecimento muscular e ósseo. A lesão dos nervos gerada pelo diabetes chama-se neuropatia diabética. O paciente diabético tem redução na capacidade de reagir aos processos infecciosos, sobretudo infecções bacterianas. Por estes dois motivos o pé do diabético está sujeito à feridas e infecções graves que podem levar a amputação.

Prevenção: controlar o diabetes com alimentação e exercícios e fazer constantemente exames de sangue para medir a glicemia, além do exame dos pés diariamente em busca de feridas e machucados. Identificar a neuropatia precocemente e usar calçados especiais nestes pacientes.

Trombose Venosa Profunda

Trombose venosa é a formação de coágulos (trombos) no interior das veias. O risco de uma pessoa ter trombose é de 0,1% por ano. Acomete mais frequentemente os membros inferiores e o principal risco é a embolia de pulmão.

Prevenção: Evitar os fatores de risco como tabagismo, e a obesidade. Saber se tem hipercoagulabilidade genética (mutações no sangue que favorecem trombose) e realizar a prevenção indicada pelo médico em casos de cirurgias de grande porte, gravidez, tratamento de câncer ou na presença de doenças como insuficiência cardíaca. Exercícios, medicamentos e uso de meias elásticas podem auxiliar na prevenção. O uso de contraceptivos orais é fator de risco para trombose e deve ser suspenso em algumas situações especiais.

Aneurismas

É a dilatação anormal da parede de artérias, pode acometer a Aorta, a femoral, a  carótida, e artérias intracranianas. Os aneurismas podem romper e provocar hemorragias graves e até a morte ou obstruir e provocar isquemia.

Prevenção: O diagnóstico e tratamento precoce é a melhor forma de prevenir a morte por aneurismas. É preciso realizar exames de imagem para o diagnóstico. Costuma ser descoberto em exames de check-up ou na investigação de outras doenças. Por isso é importante um exame detalhado.

Doença arterial obstrutiva periférica DAOP

Se caracteriza pela dificuldade de passagem do sangue devido a placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos. Mais da metade dos pacientes com DAOP são assintomáticos. Um dos sintomas é a dor na batata da perna ao caminhar (claudicação intermitente – dor que surge ao caminhar algumas dezenas de metros e melhora após parar de andar)

Prevenção: não fumar, já que o tabagismo aumenta em quatro vezes o risco para a doença, evitar comidas gordurosas e praticar atividade física.