O QUE É A TROMBOSE VENOSA?

A trombose venosa profunda é uma doença relativamente comum que pode apresentar complicações graves como embolia pulmonar e morte, sendo que a demora em realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento é o principal responsável para estas complicações.

SINAIS DE ALERTA DA TROMBOSE VENOSA

Os principais sinais de alerta para uma trombose venosa são a DOR na perna, EDEMA da perna acometida, e ENDURECIMENTO da musculatura da panturrilha.

Na maior parte das vezes a trombose acomete as pernas, geralmente apenas de um lado, por este motivo o edema assimétrico dos membros inferiores (um lado maior do que o outro) é um indicativo de trombose venosa. A dor pode ser forte, mas em alguns casos ela é apenas um leve incomodo. O edema da perna é um sinal frequente mas pode estar ausente em alguns casos. O empastamento (endurecimento) da panturrilha ocorre por congestão venosa muscular, mas nem sempre está presente.

QUEM PODE SER ACOMETIDO PELA TROMBOSE VENOSA?

A doença acomete pessoas em qualquer idade e está associada a vários fatores de risco como imobilizações ortopédicas, cirurgias, internações, longas viagens, tabagismo, uso de hormônios, anticoncepcionais, obesidade, etc. Se você apresentar um dos sinais de alerta, DOR, EDEMA, e ENDURECIMENTO associados à algum dos fatores de risco para trombose procure rapidamente um cirurgião vascular ou mesmo o pronto socorro.

DIAGNÓSTICO DA TROMBOSE VENOSA

O diagnóstico é confirmado pelo Ultrassom doppler venoso do membro acometido e o tratamento é feito com anticoagulantes. A maioria dos pacientes tem uma evolução muito favorável e os casos que tem desfecho desfavorável são aqueles que demoraram para procurar atendimento e só fizeram diagnóstico após apresentar sinais de embolia de pulmão (dor torácica e falta de ar).

Para ler mais matérias como esta acesse o nosso Blog,.

Um grande abraço e até a próxima!